terça-feira, 19 de maio de 2009

7ª SEMANA NACIONAL DO MUSEU DE ARTE DE LONDRINA



De 19 a 21 de maio de 2009 acontece a Semana Naciona do Museu de Arte de Londrina (mais informações).

No dia 20 de maio de 2009, aconteceu a Oficina de Kirigami, das 9h às 12h, em cuja ocasião foi feita a Contação de História.

E, devido ao sucesso do evento, foi planejada uma nova oficina, que aconteceu no período de 20 a 24 de julho de 2009.


Em horários programados e divulgados, a contação de histórias é realizada para os participantes, bem como há o momento em que todos confeccionam manualmente suas peças de kirigamis, cujo enredo vai aproximando a construção da história em formato de livro.


Geralmente, nestes há a exposição de peças geométricas, cujos detalhes demonstram cortes vazados e variados, além da composição policromática.

Nesta prática, as crianças são convidadas a compor o tema "Animais da Natureza"; e elas mesmas recortam suas próprias peças de kirigami.


Na ocasião, o jornal Folha de Londrina fez uma pequena reportagem do evento:

IMAGINAÇÃO SOLTA. "Não é muito difícil. Lá em casa vou tentar fazer um poodle". A afirmação é de Victória Carolina, 10 anos, que participou de curso de kirigami. De tão simples, a técnica japones apode ser ensinada em apenas uma tarde. Minicursos para crianças e adolescentes estão sendo oferecidos em Londrina.



A IMAGINAÇÃO GANHA FORMA COM PAPEL E TESOURA. Pegar um papel, dobrar, cortar aqui e ali, abrir e ter um elefante prontinho, com olhos, as grandes orelhas, tromba e rabo, e que para em pé. Parece mágica, mas é uma técnica japonesa chamada kirigami. O kirigami é tão simples que sua essência pode ser ensinada em apenas uma tarde. E é o que o artista plástico Angelo César Meneghetti vem fazendo desde segunda-feira no Museu de Arte de Londrina, por meio de oficinas. 

Os minicursos, direcionados a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos (mas abertos à participação de qualquer um havendo disponibilidade de vagas) acontecem até sexta-feira, das 14h30 às 16h30. Haverá uma turma nova a cada dia, com até 15 alunos. Como Meneghetti fornece todo o material necessário, é cobrada apenas uma taxa de R$10 por participante. As inscrições podem ser feitas no local.

"O kirigami trabalha de forma lúdica, o raciocínio, a simetria, dimensões , formas geométricas, proporção, multiplicação e até o teorema de Pitágoras. Também é uma forma de satisfação pessoal, que faz muito bem para a autoestima", enfatiza o artista plástico. "Depois de aprender, nunca mais você vai olhar para o papel e enxergar apenas uma folha em branco, e sim o infinito de possibilidades que o papel permite", garante. 

A professora Cristiane dos Santos conhece Meneghetti há tempos, e seu filho Emanuel, 8 anos, cresceu moldando sua imaginação com papel e tesoura. "Tinha trazido meu filho para visitar o museu e por coincidência estava tendo a oficina. E ele adora fazer esses 'brinquedos de papel'. Tem uma caixa cheia deles em casa", revelou Cristiane. "Trabalha a coordenação motora fina, a criatividade, a sensibilidade, a imaginação", enumera, acrescentando que o filho depois brinca com as próprias criações.

"Fiz um dinossauro, coelho, pássaro, gato, cachorro e inventei um porquinho", revelou Emanuel, sem largar a tesoura. 

A dona de casa Ana Rita de Souza, 51 anos, viu os animais tridimensionais confeccionados apenas com papel e não se arriscou a aprender. "Achei que seria difícil pra mim, crianças têm mais agilidade", confessou, para em seguida elogiar a desenvoltura da filha, Victória Carolina, 10 anos. "Não é muito difícil, valeu a pena ter vindo. Lá em casa vou tentarfazer um poodle. E quero voltar aqui para aprender outras coisas", planeja a garota. 

Mas Leandro Toledo do Amaral, 22 anos, que auxilia Meneghetti nas oficinas, mostra que não há idade certa para aprender kirigami. "Uma vez a diretora do colegial me viu fazendo kirigami, gostou e chamou o Ângelo para explicar no colégio. Vários professores também se interessaram. Fiquei alegre em ver que com um simples papel foi possível fazer essa revolução toda".  


**********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário